sábado, 2 de outubro de 2010

Bolo de chocolate e doce de leite

Esta receita foi retirada do blog da Colher de Pau, que costumo visitar regularmente e que aproveito para parabenizar pelo seu espaço. É um bolo delicioso... Apenas rectifiquei a quantidade de açucar para não ficar tão doce. Para a próxima também não vou colocar os
Malteasers para não ficar tão enjoativo e não ter tanto chocolate, apesar de a nível decorativo ficar muito bem e causar outro impacto :).
Uma variante poderá também ser fazer apenas o bolo com o recheio de doce de leite sem qualquer cobertura. Qualquer dia experimento e digo o resultado.
Aqui fica a receita original:

Ingredientes:

- 6 ovos,
- 250 gr. de manteiga;
- 200 gr. de açucar;
- 200 gr. de chocolate negro;
- 4 colheres de sopa de farinha com fermento;
- 1 lata de leite condensado cozido (doce de leite);
- 200 gr. de chocolate branco;
- 100 ml de natas;
- 200 gr de Malteasers.

Preparação:

Comece por fazer o bolo. Derreta o chocolate negro com a manteiga em lume brando. Bata as claras em castelo. Bata depois as gemas com o açucar e junte à mistura de chocolate e manteiga.
Adicionar a farinha peneirada e, por fim, as claras batidas em castelo. Unte uma forma redonda (sem buraco) e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 25 minutos. Verifique se o bolo está cozido e deixe arrefecer completamente.
Quando o bolo estiver frio, corte-o ao meio e recheie com o doce de leite. Cubra com a outra metade.
Para a cobertura derreta cuidadosamente o chocolate branco partido em pedaços com as natas e cubra o bolo com esta mistura. Finalmente decore a superfície do bolo com os Malteasers.

Bom apetite!