quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Bacalhau à Brás

Esta é para mim das receitas mais fáceis e mais saborosas e que certamente toda a gente conhece.
É difícil precisar quantidades pois faço tudo um pouco "a olho" e os próprios ingredientes também podem ser variados, como é o caso de usar ou não a batata palha ou bacalhau já desfiado.
Eu penso que fica muito melhor com postas de bacalhau previamente demolhadas e com a batata frita na hora, bem fininha...

Ingredientes (4 pessoas):

- azeite,
- 1 cebola bem grande;
- 6 batatas grandes;
- 1 posta de bacalhau grande;
- óleo para fritar as batatas;
- salsa fresca;
- 4 ovos;
- azeitonas.

Preparação:

Comece por cortar a cebola às rodelas finas e leve ao lume num tacho com azeite. Quando começar  a ferver, coloque no mínimo para ir cozinhando lentamente até ficar translúcida.
Enquanto a cebola vai cozinhando vá fritando as batatas em palitos muito finos. Não precisam de fritar muito tempo.
Desfie depois o bacalhau e misture-o com a cebola quando esta estiver cozinhada. Deixe cozer um pouco. Quando o bacalhau estiver cozido, junte a batata e envolva com os ovos batidos. Misture todos os ingredientes até os ovos estarem cozinhados. Normalmente não utilizo sal porque o bacalhau já tem sal suficiente.
Coloque numa travessa e decore com azeitonas e salsa picada.

Bom apetite!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Castanhas assadas no micro-ondas

Como todos sabem, ontem foi dia de São Martinho. E até ao final da tardinha, castanhas nem vê-las... Depois de um dia de trabalho a vontade de perder muito tempo na cozinha era pouca e foi assim que decidi experimentar fazer castanhas no micro-ondas. Posso dizer quem em 10 minutos têm castanhas assadas, quentinhas e boas!
Certamente, que no forno ficarão muito melhor mas posso assegurar que não ficaram nada más!

A "receita", se assim lhe posso chamar, não tem muito que saber.
Basta fazer um corte nas castanhas, colocá-las num pirex adequado para ir ao micro-ondas, colocar um pouco de sal grosso e evitar que fiquem muito amontoadas.
Não convém usar a potência máxima.
Usar a potência 600 ou 750 durante 5 minutos. Virar as castanhas e deixar mais 5 minutos.
Ter em atenção, que se fizer poucas castanhas, por exemplo só para uma pessoa, apenas 5 minutos são suficientes. Nada melhor que experimentar e ir gerindo o tempo ao seu gosto!

Bom apetite!